segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vasos Novos



Essa é uma parte da nova coleção de vasos que fiz para a Sabor de Fazenda. Minha amiga Silvia Jeha fez um pedido de vasos, com dois tipos de ilustrações, que simplesmente não sei onde foram parar... Mas sei que perdi aqui no atelier.
Sendo assim, procurei outros desenhos, caprichei bastante e acho que valeu a pena.
Sil desculpe, mas acho que a Sabor saiu ganhando! rsrsrsr. Beijocas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Benefícios dos Aromas na Casa - Bertioga



Estive no SESC Bertioga, nos dias 4 e 12 deste mês, ministrando a Oficina "Os Benefícios dos Aromas das Ervas na Casa". Levei várias ervas aromáticas, resinas, óleos essenciais, livros e, por fim, todos os participantes confeccionaram uma almofadinha cheirosa, com ervas estimulantes.

Obrigada a todos os participantes. Espero que vocês tenham gostado!

sábado, 11 de julho de 2009

Crianças falam sobre beija-flores

Em muitos momentos, divido os assuntos que gosto com meus amigos/alunos, que têm entre 7 e 8 anos de idade. É interessante ver o que eles pensam e o que conseguem apreender das nossas conversas.

Vejam que bacana o que a Júlia, o Luiz e a Geice aprenderam sobre nossos Colibris.


Aula:

Para essa aula levei o livro "Jardim dos Beija-flores" de Dalgas Frisch e algumas espécies de plantas. Após nossa conversa sobre os beija-flores, seus hábitos e modo de vida, construí com as crianças um mapa de conceitos na lousa. Depois, ao final da aula, eles desenharam os beija-flores buscando o néctar das flores. Fica aqui a dica para uma aula bem dinâmica e divertida.

Beija-flores

Colibri é um gênero de beija-flores que ocorre na América Central e do Sul. O grupo inclui quatro espécies, três das quais existentes no Brasil. Existem também outros gêneros.

O beija-flor gasta muita energia para voar tão rápido, por isso alimenta-se do néctar das flores doces (para se abastecerem de açúcar), micro-insetos e micro-aracnídeos.

Para chegar ao néctar das flores o beija-flor usa a sua longa língua. O seu bico, muito fininho, pode chegar a ser tão comprido como o resto do corpo. Na natureza esta pequena ave vive entre 6 a 8 anos. Os seus ovos demoram cerca de três semanas a eclodir e nascem, em média, duas crias por ano.

O beija-flor é o único pássaro que pára no ar, voa para trás, para cima, em movimento circular, em parafuso e em cambalhota! Tudo isso graças à sua velocidade de batimento das asas e também por causa da sua pequena estatura. Uma característica pouco conhecida do beija-flor é o seu canto.

Durante algum tempo pensou-se que não tinham nenhum som característico. É que os sons emitidos pelos beija-flores são muito agudos e rápidos. Por isso o ouvido humano quase não os consegue escutar. Apesar de as suas "cordas vocais" serem muito simples, esta ave é capaz de emitir dois sons ao mesmo tempo, variar individualmente a sequência de notas do seu canto e apresentar variações regionais.

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/beijaflor.html

  © Blogger template 'Ladybird' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP